MENU NÃO REMOVER NUNCA

terça-feira, 1 de março de 2016

Seduc promove formação para professores de língua portuguesa sobre combate ao aedes



Seduc promove formação para professores de língua portuguesa sobre combate ao aedes

Para fortalecer as ações de combate à dengue nas escolas, já está disponível na plataforma ead.seduc.ce.gov.br uma formação virtual voltada aos professores de língua portuguesa das escolas estaduais que sugere diversas atividades para a sala de aula, unindo gêneros textuais e informações educativas sobre o combate ao mosquito aedes aegypti. 
 
A capacitação propõe que os estudantes, dentre outras atividades, criem uma campanha publicitária com foco na prevenção da dengue com a definição do público-alvo, objetivos, cronograma e espaço de atuação. Ao longo do curso, os alunos são estimulados a pesquisar sobre o tema e a debater as informações que encontram, apresentando suas ideias e opiniões aos colegas de sala e professor. 
 
O minicurso “Todos contra o mosquito: escrevendo uma nova história” tem a duração de 16 horas e, para participar, o professor precisa realizar um cadastro e acompanhar os módulos. Porém, o público em geral também pode acessar as atividades propostas realizando um cadastro como visitante. Está disponível também um roteiro de Produção Textual e há um espaço para a troca de experiência entre os professores sobre as atividades realizadas, ou seja, o espaço virtual se propõe a constituir uma comunidade de aprendizagem.
 
Segundo a coordenadora de Aperfeiçoamento Pedagógico da Seduc, Betânia Gomes, a formação oferece aos professores técnicas para a abordagem do tema em sala de aula, expandindo o conhecimento dos alunos sobre as causas e consequências das doenças espalhadas pelo mosquito aedes aegypti. “Esperamos que professores, funcionários, alunos e gestores escolares se sintam responsáveis pelo bem-estar de toda a comunidade, disseminando informações sobre a prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito e levando crianças e adolescentes a despertar, desde cedo, essa visão sobre a vida em sociedade”, explica Betânia. Para dúvidas sobre o acesso ao minicurso, entrar em contato atráves do telefone (85) 3101- 3968 ou do e-mail jefrei.rocha@seduc.ce.gov.br
 
Plano de combate ao Aedes nas escolas
 
O curso virtual direcionado aos professores de redação faz parte do Plano Estadual de Combate à Dengue na Educação, lançado, no último dia 19, pela Secretaria da Educação. As ações vão de gincanas escolares à distribuição de material educativo voltado aos professores e alunos do curso técnico em Enfermagem das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). 


Segundo o secretário da Educação, Maurício Holanda, o momento é também uma oportunidade de mostrar aos estudantes que é possível levar o aprendizado da escola para o dia a dia.“Se a educação tem que fazer sentido para vida e estar contextualizada, o combate ao mosquito não é assunto apenas da Biologia e deve ser tratado de forma transversal em todas as disciplinas. Mas essa não é a nossa única responsabilidade. Temos que mobilizar os nossos jovens a serem cidadãos, tomando para si a sua corresponsabilidade pelo bem-estar comum, de modo que cada aluno seja também um agente na sua casa e na dos seus vizinhos”, defende Maurício.
 
O secretário destacou, ainda, a importância de todos os professores e alunos realizarem o curso virtual sobre o combate vetorial do aedes aegypti até o fim de março, pois abril é considerado o mês de maior incidência dos casos de dengue. A capacitação está disponível na Avasus, a plataforma de aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Sus). Acesse na íntegra o Plano Estadual de Combate ao Mosquito na Educação



26.02.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário